12 de maio de 2015

Side trips: Fuja do roteiro original e turbine sua viagem

Você decide fazer uma viagem para um destino qualquer por alguns dias e se pergunta: será que teria algum lugar pertinho que eu poderia visitar e dar aquela turbinada na minha viagem? A expressão em inglês side trip significa justamente essa “fugidinha” do roteiro original. São passeios bate-volta que você pode fazer em um dia, sem precisar gastar com mais diárias de hotel. Ideal para você, uma mochileira que adora explorar novos lugares.

(Unsplash/Pixabay)
side trips viajar escapada bate-volta


Para entender melhor como funcionam as side trips, vamos dar dois exemplos de destinos mais procurados (um brasileiro e outro estrangeiro), durante uma semana e dando aquela escapada por dois dias. Assim, você já pode planejar o roteiro da sua próxima viagem com essa opção e sair da rotina mesmo de férias.

Rio de Janeiro 

No primeiro dia, pode dar uma passada por Niterói. Separada da cidade carioca pela Baía de Guanabara, a melhor opção para chegar lá é pegando a barca Rio-Niterói, que faz a travessia entre 20 e 40 minutos.

Aproveite para curtir a linda paisagem e fique atenta, pois pode até dar a sorte de ver golfinhos e botos! Lá, há praias belíssimas, interessantes museus e, como dizem os cariocas, uma linda vista da cidade do Rio de Janeiro.


(Rafael Soares Pinto/Flickr)
side trips rio de janeiro viajar brasil escapadas
Baía de Guanabara

No segundo, você pode pegar um ônibus e conhecer Petrópolis, na região serrana do Estado, visitar o Museu Imperial e quem sabe até fazer comprinhas na rua Teresa (o maior shopping a céu aberto do Rio de Janeiro). O tempo de viagem é de uma hora e meia.

Buenos Aires

Reserve um dia, pegue um trem e, em menos de uma hora, você está em Tigre, uma cidadezinha que linda que fica a poucos minutos da capital porteña e à beira do delta do Paraná e de um rio que leva o mesmo nome da cidade. Lá, você pode fazer passeios de barco pelo Rio Tigre, visitar o Porto de Frutos (complexo com restaurantes e feira artesanal) e até ir a um parque de diversões, o Parque de la Costa.

Outro dia, você pode visitar a cidade de Colônia do Sacramento, no Uruguai. Basta pegar um barco e cruzar o Rio da Prata. Em uma hora, você estará em uma cidade reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, com presença portuguesa e espanhola ainda muito bem preservadas.

Além do tour pelo centro histórico, você pode aproveitar as praias do Rio da Prata e um pôr do sol em um cenário bem romântico no fim do dia.


(Tulio Borges/Flickr)
side trips buenos aires argentina viajar escadapas
Colonia del Sacramento, Uruguai

Vamos de side trips na próxima mochilada?

*Por Milene Hermenegildo, analista de TI e professora de idiomas. Mochileira Convidada do Rio de Janeiro (RJ).

Nenhum comentário :

Postar um comentário