18 de maio de 2015

Gastronomia: 7 melhores cafeterias de São Paulo

Uma pausa para tomar aquele cafezinho e repor as energias entre um passeio e outro durante a viagem é sempre bem-vindo. Mas se você for uma mochileira amante da bebida, como nós, não vai se contentar apenas com uma paradinha em uma cafeteria. Quer conhecer várias e degustar os mais diversos sabores. Por isso, a sua próxima mochilada (obrigatória!) é por São Paulo, onde a paixão brasileira pelo café bate mais forte. Por lá, começar o dia sem o famoso café com leite é impossível. Preparamos um roteiro especial com os lugares mais legais para apreciar essa deliciosa bebida na terra da garoa.

(TravelCoffeeBook/Pixabay)
gastronomia viagem café são paulo


De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), os brasileiros consumiram em média 4,9 kg de café torrado em 2014, o que equivale ao consumo de 81 litros da bebida por pessoa. Isso torna o Brasil o maior consumidor de café torrado do mundo!

A bebida está presente em 98,2% dos lares do País e um dos estados que mais consomem a bebida é São Paulo, claro. Os paulistas desenvolveram sua economia durante os séculos 19 e 20 graças ao plantio do café, também chamado de “ouro negro”. Então, a economia cafeeira deixou como herança muitas cafeterias na cidade de São Paulo.

Largo do Café

Na época dos barões do café, esse lugar na região da Sé era um ponto de encontro para compra e venda de café – existia até mesmo a Bolsa do Café, com leilões de grãos da bebida. Hoje, no espaço delimitado pelas ruas São Bento, Álvares Penteado e do Comércio, você pode encontrar vários bares e cafeterias. Esse é o lugar ideal dos paulistas para tomar um cafezinho depois do trabalho.

(Luiz Coelho/Wikipedia)
gastronomia são paulo viagem café
Rua São Bento

Octavio Café

Essa imponente cafeteria, localizada na avenida Brigadeiro Faria Lima, tem produção própria de café, com grãos de excelente qualidade e uma treinada equipe de baristas. Quer fazer seu próprio café? Lá, você pode. É só personalizar sua própria bebida com as variedades do grãos oferecidas pela loja.

(Octavio Café & Bistrô/Facebook)
gastronomia viagem são paulo café


Coffee Lab

Localizada no bairro boêmio de Vila Madalena, essa cafeteria torra e mói seus grãos na própria loja. Aqui, você poderá fazer o seu ritual de degustação, pois tem cafés tão chiques e especiais que são servidos em taças de vinho.

(Divulgação/Coffee Lab)
gastronomia são paulo viagem café

Sofá Café

Essa cafeteria no bairro de Pinheiros tem o conceito de servir cafés especiais em um ambiente que faz com que o cliente tenha a sensação de estar em casa. Aqui, dá pra se sentir também no clima de Friends, já que é possível tomar café em um sofá vermelho que lembra muito o do seriado. O café coado, um pouco menos encorpado por usar um filtro mais grosso, é uma boa pedida!

(Sofá Café/Facebook)
gastronomia são paulo café viagem

Lavazza Espression

A tradicional marca de café italiana, fundada em 1895, chegou pelas terras paulistas em 2014. A bebida por lá é servida de várias formas: quente, gelado, com sorvete e com Nutella. Impossível não agradar uma mochileira de paladar exigente como você com tantas opções!

(Divulgação/Lavazza Espression)
gastronomia café são paulo viajar

Santo Grão

Essa cafeteria-bistrô na charmosa rua Oscar Freire é um lugar super aconchegante para uma parada estratégica de descanso depois de fazer comprinhas. Você pode escolher ficar no terraço, com vista para rua, no salão, com mesas superconfortáveis, ou no lounge, com poltronas que fazem você se sentir em casa. É uma ótima opção para saborear um autêntico café gourmet brasileiro.

(Divulgação/Santo Grão)
são paulo gastronomia café viagem

Café Girondino

Essa cafeteria com vista para o Mosteiro de São Bento se inspirou em um estabelecimento com o mesmo nome que existia na Praça da Sé no século 19. Isso explica o estilo vintage na decoração, o que torna essa cafeteria uma parada imperdível para as viajantes que passam pelo centro da cidade. Além do cafezinho, experimente o famoso arroz doce da casa, eleito como o melhor de São Paulo.

(Eduardo Zárate/Flickr)
gastronomia café são paulo viagem

*Por Milene Hermenegildo, analista de TI e professora de idiomas. Mochileira Convidada do Rio de Janeiro (RJ).

Nenhum comentário :

Postar um comentário