8 de maio de 2011

Lima: A capital que (quase) nunca chove

É muito comum entre as mochileiras dar uma checada na previsão do tempo antes da viagem. Isso porque a chuva pode atrapalhar bastante os passeios programados e até o voo. Por exemplo, nas épocas de chuva, muitas cidades brasileiras, como São Paulo (SP) e Recife (PE), e tantas outras internacionais, como Veneza (Itália) e Lisboa (Portugal), chegam a ficar debaixo d'água o dia inteiro. Mas tem um lugar onde chuva é (praticamente) raridade, além de ser perfeito para fugir de qualquer aguaçal. Estamos falando de Lima (Peru).

(ygrrr/Pixabay)


Pois é, a capital peruana não sofre com enchentes como tantas outras por ter um clima bastante peculiar. Por lá, o céu pode até ficar nublado, mas não chove. E se chover, são apenas chuviscos rápidos. Soubemos disso quando estávamos arrumando a mochila para desbravar o Peru.

Como tínhamos conhecidos por lá, sugeriram acrescentar um item muito importante na bagagem: sombrinha. Isso porque seria difícil encontrar uma em Lima para poder usá-la em Cusco e Machu Picchu, já que nesses locais é necessário devido ao clima da região amazônica.

Isso nos impactou muito, mas não tanto como ver alguns caminhões-pipa pelas ruas aguando canteiros com árvores e gramados pela falta de chuva. Para ver como é Lima de "verdade", basta ir para as regiões periféricas que logo você percebe a aridez do lugar. Os morros são todos de areias e parecem um monte de dunas como as tão famosas do Ceará.

Ficamos surpresas quando vimos e soubemos que muitos moradores locais mais pobres que vivem nessa região não têm abastecimento de água regular. É que nem todos os viajantes que passam por aí sabem desse detalhe. Andando pela cidade, principalmente nos bairros mais nobres e turísticos, como Miraflores e Barranco, não percebemos muito a aridez do lugar, porque eles têm os caminhões-pipa como "sistema de jardinagem”.

(Rafaela Aguiar)


De Barranco, por exemplo, é possível ver um belo visual da orla de Lima, mas, dependendo da época e da hora, a paisagem fica tomada de uma neblina muito espessa que não dá para ver nada. Além disso, apesar da vegetação árida e seca, a umidade lá é super alta. Então, sempre dá aquela sensação de que pode chover a qualquer momento, principalmente à noite. Mas não chove e, como comentamos antes, se chover, são apenas umas gotinhas de água.

Culpa de Humboldt

Pesquisamos e descobrimos que a culpa é da corrente de Humboldt, que tem origem na Antártida e gera diversos microclimas pela costa peruana. O clima em Lima pode ser considerado como temperado subtropical, porque nem é quente ou frio demais. Fica no meio termo.

A temperatura média anual é de 18°C a 19°C, podendo chegar no máximo a 29°C no verão. Pesquisas apontam que a média anual de chuvas pode chegar a 7 mm, valor mais baixo em uma área metropolitana do mundo. Outra grande questão é que a combinação de Humboldt com as Cordilheiras dos Andes impedem a formação de nuvens carregadas de chuva cheguem a Lima.

(Rafaela Aguiar)

5 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lima é linda e o clima é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  3. Lima é linda e o clima é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Lima é tudo de bom. Clima é linda e tem clima bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos de acordo, Roseli. Lima tem um clima muito agradável e também é uma cidade muito charmosa. =)

      Excluir